A primeira atividade humana ao nascer é a emissão de som. O som é um fenômeno ondulatório que se propaga nos sólidos, líquidos, gases e plasma. A poluição sonora surge como ruído, forma grave de agressão ao ser humano. O limite de tolerância ao ruído é de 65 dB, estabelecido pela OMS. Este Projeto tem como objetivo geral a investigação, análise e caracterização dos efeitos e influências da poluição sonora sobre o meio ambiente e os indivíduos neste ambiente, buscando e propondo soluções que produzam caráter de sustentabilidade ambiental. Um objetivo específico é correlacionar ruído, falta de concentração e inteligibilidade da fala, dois fatores relevantes em Educação, associados com a acústica do ambiente de aprendizagem.
  • O desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade nas últimas décadas trouxe para a civilização inúmeras vantagens, benefícios e qualidade de vida. Entretanto, juntamente com este crescente de conhecimentos e saberes, chegou o ruído das máquinas, do trânsito, do ambiente ao redor do indivíduo em seu lar, sua rua, seu trabalho e seu lazer. A poluição sonora está presente em todos os lugares e espaços, surgindo como o som indesejado, desconfortante e incômodo aos nossos ouvidos. É forma grave de agressão ao ser humano e ao ambiente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece o limite de tolerância ao ruído em 65 dB (decibéis), além deste há estresse e comprometimento auditivo irreversível. É o terceiro maior tipo de poluição ambiental. É objetivo geral do curso a divulgação das questões pertinentes ao ruído ambiental e seus efeitos sobre os indivíduos em seus vários ambientes, particularmente nos ambientes de aprendizagem.

    ATIVIDADES PRESENCIAIS DO II CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL : POLUIÇÃO SONORA

    Em breve voltaremos às nossas atividades.

    Wislanildo Franco - Coordenador.

     

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO.

    HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL.DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS OBJETIVOS. MOVIMENTO OSCILATÓRIO E ONDULATÓRIO. ONDAS SONORAS E PROPRIEDADES. PSICOACUSTICA. ACÚSTICA AMBIENTAL. ACÚSTICA AMBIENTAL E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. LEGISLAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DO CONTROLE DE RUÍDO. INTELIGIBILIDADE DA FALA. POLUIÇÃO SONORA, QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

Skip Navigation

Navigation

    • Courses

      • Educação Ambiental : Poluição Sonora